DE #informativo

Cuidado e dedicação no tratamento de bebês prematuros na UTI Neonatal

postado 09/04/2018
por Santa Casa Lorena



Cuidado e dedicação no tratamento de bebês prematuros na UTI Neonatal

A UTI NEO da Santa Casa de Lorena é um espaço reservado para o tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer, contando com uma equipe de profissionais atualizados e treinados, e uma infraestrutura de equipamentos diferenciados que incluem incubadora, ventiladores mecânicos, monitores de frequência cardíaca, respiratória, etc. Tudo muito bem preparado para receber e cuidar dos recém nascidos e também dos pais, já que a ideia de ter seu filho na UTI Neonatal parece algo assustador em um primeiro momento, mas com a devida compreensão e orientação por parte de nossos profissionais, os pais se sentem tranquilizados e recebem toda a orientação e contato físico com o bebê prematuro, podendo realizar visitas e passar um tempo com o bebê durante o período de internação.

O tratamento intensivo é, na maioria das vezes, indicado para bebês prematuros, nascidos antes dos 9 meses de gestação ou de baixo peso. Entretanto, qualquer recém-nascido podem necessitar da UTI Neonatal, já que nem sempre que um bebê é levado até a instalação é sinal de que ele está doente, mas sim de que eles receberão cuidados especiais para crescer e se tornarem aptos para respirar, sugar e deglutir. O momento da alta do recém-nascido com toda certeza é um momento muito esperado, mas isso só acontece após nossos profissionais confirmarem que o mesmo tem condições de manter suas funções vitais funcionando corretamente, estar com um peso adequado, condições de sugar toda a dieta, não estar dependente de oxigênio, entre outras condições fundamentais. Uma curiosidade da UTI Neonatal é a hora do Psiu, que são dois períodos de uma hora e meia cada, um durante o dia e outro durante a madrugada em que são diminuídas as luzes para criar um clima de sossego e aconchego para os bebês, reduzindo o nível de estresse dos Recém nascidos.

Entre diversos casos que já passaram pela UTI, cada um com suas lembranças da equipe, seja pela complexidade do Recém-nascido, pelo cuidado e dedicação dos pais ou pela condição de admissão, um dos mais emocionantes foi o caso do pequeno João Lucas Diniz Andrade Custodio, que nasceu com extremo baixo peso devido a DHEG Materna (Pressão alta decorrente da gravidez), apresentando várias intercorrências no período de internação, principalmente problemas respiratórios decorrentes da prematuridade do pulmão. Durante dois meses, o bebê recebeu medicações específicas para prematuros e assistência fisioterápica intensa até que aprendesse a respirar sozinho e pudesse desmamar do aparelho de ventilação mecânica, passando a aprender a sugar, com muita paciência, garra e esforço dele, de sua mãe Francine Diniz Andrade Custodio, e de toda equipe multidisciplinar, conseguiu se alimentar no seio materno e na chuquinha, e o leite materno auxiliou ainda mais no crescimento, ganho de peso e na proteção contra infecções.

Por fim, em 05/04/2016, 48 dias após o nascimento, mãe e filho estão aptos para seu Lar Doce Lar. Em 17/11/2017, João Lucas e seu pai Edimar Elias Custodio, compareceram ao evento realizado pela Santa Casa de Lorena pelo Dia Mundial da Prematuridade, testemunhando sua vitória comprovando o slogan do evento: “Nascer adiantado não significa ficar atrasado”.

Tags:#informativo

Notícias Relacionadas

Confira as últimas notícias da Santa Casa e fique por dentro de todas as
novidades, melhorias e ações.