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Santa Casa de Lorena investe em enxovais com tecnologia de rastreamento

postado 12/08/2023
por Santa Casa Lorena



Santa Casa de Lorena investe em enxovais com tecnologia de rastreamento

Na quarta-feira (9/8), em um passo significativo para otimizar os processos e melhorar a experiência do paciente, a Santa Casa de Lorena firmou parceria com a empresa multinacional Elis, líder global em soluções de gestão e higienização de enxovais hospitalares. O investimento contemplou todas as áreas de atendimento público e privado.

Com tecnologia de rastreamento das peças, via sistema de radiofrequência (RFID), a Santa Casa de Lorena garante a reposição e o dimensionamento de lençóis, fronhas, cobertores, privativos, campos, aventais, camisolas e toalhas de banho, de acordo com as necessidades do hospital, evitando escassez ou falta de enxoval para manutenção do estoque adequado da instituição.

“A partir de feedback dos próprios pacientes, a administração do hospital entendeu que essa melhoria precisava ser aplicada e, por isso, investimos neste novo conceito de gestão de enxovais. Esperamos que essa mudança reduza os tempos de resposta, garantindo um fornecimento constante de lençóis limpos e higienizados para os pacientes”, relata Patrícia Helena, coordenadora de hotelaria do hospital.

O microchip instalado nas peças permite a gestão e o controle dos enxovais, por meio do sistema MyElis, que disponibiliza o acesso a dados e informações 24h por dia, em todos os dias da semana, dispensando o trabalho manual e individual realizado anteriormente.

Para inserir a equipe do hospital nesse processo tecnológico, a representante comercial da empresa Elis, Patrícia Sobrenome, aplicou um treinamento para simular a operação como um todo e por temas separados, por exemplo, o volume, o período e o tipo de peça, o estoque por setor, o tempo em que a peça está parada, em quais momentos são distribuídos mais itens, possibilitando assim um planejamento melhor das estratégias de gestão.

Para a coordenadora de hotelaria da Santa Casa de Lorena, o investimento gera benefícios tanto para os pacientes, quanto para a instituição. “A principal conquista, sem dúvidas, é a assistência mais eficiente, segura e voltada para o bem-estar dos nossos pacientes, com produtos de ótima qualidade. Contudo, devido ao controle em tempo real, poderemos também diminuir a taxa de evasão desses enxovais, afinal, tínhamos um grande índice de peças extraviados e com essa parceria, pretendemos reduzir ou eliminar esse número”.

O investimento em tecnologia para otimização dos processos reforça o compromisso da Santa Casa em priorizar o bem-estar, o conforto e a segurança dos pacientes. No contexto dinâmico da área de saúde, essa parceria também ressalta a importância da gestão como ferramenta crucial para aprimorar a assistência, evitando possíveis lacunas e garantindo um fluxo contínuo de recursos essenciais.

 

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