DE #

Santa Casa de Lorena abre as portas do novo Pronto Socorro Infantil e Obstétrico SUS

postado 11/05/2023
por Santa Casa Lorena



Santa Casa de Lorena abre as portas do novo Pronto Socorro Infantil e Obstétrico SUS

Na última terça-feira (9), a Santa Casa de Lorena abriu as portas do novo Pronto Socorro Infantil e Obstétrico SUS para o município de Lorena e para as cidades de referência – Canas e Piquete.

A nova área de atendimento de urgência e emergência para crianças e gestantes está localizada no prédio anexo ao Pronto Socorro Adulto SUS, na Rua Dom Bosco, nº 562, onde eram realizados os atendimentos do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

Antes da cerimônia oficial de inauguração, prevista para o início do mês de Junho, a administração da Santa Casa de Lorena prioriza alguns testes de procedimentos operacionais que são parte importante da gestão de risco e segurança do paciente no hospital, a fim de garantir que os protocolos estão sendo executados de maneira eficaz e segura em situações reais.

Os testes abrangem diversas áreas, como a triagem e admissão de pacientes para verificar se os protocolos estão adequados, incluindo a coleta de informações relevantes, a classificação de prioridades e o encaminhamento para os setores apropriados. Os testes de fluxo de pacientes para avaliar a eficiência dos processos de encaminhamento, transferência e alta hospitalar. Além dos testes de atendimento para avaliar a capacidade do setor em oferecer um serviço de qualidade, de acordo com as necessidades dos pacientes.

“Esses testes que estamos aplicando nos ajudarão a identificar oportunidades de melhorias necessárias para a segurança e o bem-estar dos pacientes e da equipe multiprofissional. Nossa intenção é agilizar os atendimentos e melhorar a experiência das crianças e gestantes que recorrem à Santa Casa de Lorena, em busca de assistência à saúde de qualidade”, destacou o superintendente do hospital, Dario Costa.

Com atendimento 24 horas por dia, a nova estrutura, de 270,45 metros quadrados, possui uma recepção com 30 poltronas, uma sala de triagem, uma sala de espera interna com 15 poltronas, um consultório ginecológico e obstétrico, dois consultórios pediátricos, além de uma sala de observação com 6 leitos para crianças e 6 leitos para as gestantes.

“O novo Pronto Socorro Infantil e Obstétrico SUS foi realizado por muitas mãos que se dedicaram para esse momento. Exemplo disso é a parceria com a Prefeitura de Lorena, através da Secretaria de Saúde, que busca atender às demandas que chegam no gabinete do prefeito municipal, para melhorar os serviços de saúde ofertados à população de Lorena e cidades adjacentes” destacou o superintendente, Dario Costa.

“Agora, a população passa a contar com mais um espaço público, do SUS. O local ficou amplo, moderno e acolhedor, permitindo um melhor atendimento às crianças e gestantes, além de um acolhimento mais humanizado aos acompanhantes”, finalizou.

Com orçamento previsto de R$ 92 mil, para obras de infraestrutura e adequação predial, o novo Pronto Socorro Infantil e Obstétrico foi custeado com recursos próprios da instituição hospitalar.